Vieiras com palmito pupunha ao molho de limão

image_pdfimage_print
clique para ampliar
clique para ampliar

Olá, essa entrada foi uns dos pratos que eu fiz que eu mais gostei. Além de linda e delicada, a combinação de sabores impressiona até os mais exigentes. A parte mais difícil vai ser conseguir vieiras frescas.

Image-7

Ingredientes:

– 1 palmito pupunha;

– 3 dúzias de vieiras;

– sal e pimenta para temperar;

– dill para decorar.

Modo de fazer: a parte mais trabalhosa é abris as vieiras. Em seguida coloque em um recipiente e tempere com sal e pimenta. Vamos cozinhar por pouco tempo no vapor só (pode grelhar também).  O palmito é só envolver em papel alumínio (parte que brilha pra dentro) e colocar no forno por 40 min. Deixar esfriar.

clique para amplia
clique para amplia

Para o molho:

– 1 cebola cortadinha;

– 1 xic de vinho branco;

– 200 ml de creme de leite fresco (nata);

– raspas de 1 limão siciliano;

– sal e pimenta;

– 50 gramas de manteiga;

Modo de fazer: Coloque a cebola e o vinho em uma panela pequena e deixe reduzir em foco baixo até sobrar cerca de 1 colher de líquido, coloque o creme de leite, as raspas de limão, acerte o sal e a pimenta e finalize com a manteiga. Bata no liqüidificador e reserve.

clique para ampliar
clique para ampliar

Vamos finalizar esse prato com um caviar falso, feito de sagu/tapioca com shoyu. Cozinhe o sagu/tapioca (50 g) por 30 min (coloque em água fervente), até que fique apenas um pontinho branco no centro. Lave com água gelada e coloque em um recipiente com shoyu (100 ml). Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas.

Montagem: Em um prato coloque a base do molho e em seguida fatias de palmito alternadas com as vieiras. Finalize com o caviar de sagu/tapioca e folhinhas de dill.

clique para ampliar
clique para ampliar

TEMPO: 1 hora e meia

DIFICULDADE: média

CUSTO : $$$

One thought on “Vieiras com palmito pupunha ao molho de limão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>